Indicações gerais para candidatos às Bolsas de Doutoramento no âmbito do Centro Ciência LP
- – Planear o processo atempadamente;
- – Ler com atenção o Edital/Aviso de Abertura do concurso;
- – Verificar se reúne as condições para se candidatar;
- – Consultar a legislação em vigor para todas as Bolsas de Doutoramento financiadas pela FCT:
– Estatuto do bolseiro,
– Regulamento das Bolsas de Investigação,
- Consulte as páginas eletrónicas das instituições de ensino superior envolvidas no concurso e veja as ofertas formativas e outras informações de relevo;
- – Reunir todos os documentos requeridos no Edital, tendo em atenção:
– Redigir a candidatura e todos os documentos a ela associados, incluindo as cartas de motivação e recomendação, em língua portuguesa,
– Todas as cartas têm de estar assinadas por quem as redigiu,
– Completar e atualizar o seu CV na plataforma de gestão curricular CIÊNCIAVITAE. É esta a informação que será considerada para efeitos de avaliação, devendo, assim, apresentar todas as produções científicas e atividades devidamente referenciadas e identificadas com o maior número de informação possível. Registe-se em https://cienciavitae.pt/ e consulte as FAQ,
– Se tem diplomas de licenciatura e mestrado obtidos em instituições de ensino superior fora de Portugal, precisará de proceder ao reconhecimento de grau. Na maioria dos casos não se trata de um processo automático, pelo que deve iniciá-lo o mais breve possível. Consulte a página eletrónica da Direção Geral do Ensino Superior em: https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/reconhecimento?plid=374 e ver qual dos três tipos de reconhecimento se aplica à sua situação, procedendo depois em conformidade com as instruções.
- Antes da submissão deve rever todos os documentos a anexar, para confirmar que toda informação incluída está em conformidade com o pretendido, possibilitando ainda a identificação e retificação de eventuais lapsos como, por exemplo, o envio de um documento errado;
- Preferencialmente, atribuir aos ficheiros anexados nomes autoexplicativos do seu conteúdo (como por exemplo, Cronograma), evitando nomes genéricos (não utilize acentos, espaços nem caracteres especiais);
- As candidaturas recebidas com documentos em falta, cartas não assinadas ou informação incompleta, não serão consideradas para o processo de avaliação.