Categoria Jovens Investigadores
1º Prémio – Denis Albertino dos Santos (Cabo Verde). Trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica – Energia e Automação Industrial (2020), sob o título “Otimização do Trânsito de Potência da rede MT com Tecnologia de Armazenamento na Ilha do Sal (Cabo Verde)”.
Síntese:
O trabalho tem como objeto de estudo a integração de fontes de energia renovável (FER) nos sistemas de energia elétrica, em particular a escolha das tecnologias de armazenamento mais adequadas e a sua localização na rede da Ilha do Sal, de modo a satisfazer as metas estabelecidas de utilização de energias renováveis e permitir que os operadores do sistema elétrico as possam integrar e operar de forma eficiente, conduzindo ao aumento da eficiência energética da rede de distribuição, à redução dos impactos ambientais, ao aumento da fiabilidade, ao maior aproveitamento da produção com recurso a FER e eventualmente em investimentos evitados no reforço das redes.
2º Prémio – Adyler Frota (São Tomé e Príncipe). Trabalho desenvolvido no âmbito doMestrado Integrado em Energia da Energia e de Ambiente (2020), Sob o título “Otimização do Desempenho Ótico de amostras de silício cristalino por MACE”.
Síntese:
O trabalho visa contribuir para o aumento da competitividade da energia solar fotovoltaica, uma das melhores alternativas aos combustíveis fósseis, através da redução do seu custo de produção e melhorar a sua eficiência de conversão. A indústria fotovoltaica é essencialmente baseada nas tecnologias de silício cristalino que representam mais de 80% do mercado. O presente trabalho tem por objetivo determinar a estrutura de absorção de luz que maximiza o desempenho ótico de amostras de silício cristalino. Para a realização desta dissertação, foi usado o método de gravação química assistida por metal (Metal Assisted Chemical Etching (MACE) em inglês.
Categoria Mulheres Investigadoras
1º Prémio – Felicidade Pemba Kinzo Garcia (Angola). Trabalho desenvolvido no âmbito do Master of Engineering: Electrical Engineering (2020), sob o título “The control of a three-phase PWM regenerative rectifier”.
Síntese:
O uso de fontes de energias renováveis tem aumentado intensamente em resposta ao aquecimento global. A meta é manter o desenvolvimento dessas tecnologias, diminuir impactos ambientais, garantir a segurança energética e econômica. A energia eólica é uma das tecnologias limpas de rápido crescimento para substituir unidades de geração de energia dependente de sistemas convencionais. Este estudo visa desenvolver um esquema de controle para um retificador regenerativo PWM trifásico, de um gerador eólico síncrono de ímã permanente de 1,53 MW a uma tensão de linha de 953 Volts, para fornecer uma potência de 1,26 MW a uma tensão de 1150 V.
2º Prémio – Luzia Mendes Oliveira (Cabo Verde). Trabalho desenvolvido no âmbito do Doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável (2018) , sob o título“ A sustentabilidade do desenvolvimento em Cabo Verde no contexto dos pequenos Estados insulares: A Política Pública de Energia”.
Síntese:
O trabalho visa analisar a política pública de energia, com enfoque na estratégia “Cabo Verde 100% de energia renovável na rede elétrica em 2020”. A análise aborda os aspetos institucionais, políticos, económicos, tecnológicos e de natureza temporal que possam influenciar a viabilização da estratégia. Pretende igualmente aferir qual a disponibilidade da população e da sociedade civil em colaborar na sua concretização.