Porque utilizar a plataforma Ciência Vitae?
De modo a uniformizar procedimentos, todas as candidaturas aos concursos de bolsas de Doutoramento no âmbito do Centro Ciência LP têm de apresentar o Curriculum Vitae (CV) no mesmo formato. Para tal, é necessário utilizar a plataforma Ciência Vitae – um sistema nacional de gestão curricular de ciência -, no qual é possível criar, organizar e ajustar o seu CV com informação nova ou importada de outras plataformas.
Como é feito o registo na plataforma Ciência Vitae?
Para iniciar o processo de criação do seu CV, é necessário fazer o registo na referida plataforma. Caso não seja portador de nenhum dos documentos indicados para iniciar o registo, pode utilizar o seu e-mail e realizar o preenchimento manual dos seus dados pessoais. Introduza o seu endereço de e-mail e receberá uma resposta para confirmar o registo. Caso não tenha recebido, verifique a pasta de SPAM/Correio indesejado.
Para além deste guia prático, a plataforma “Ciência Vitae” tem uma secção de ‘perguntas e respostas’ (AQUI) para clarificar procedimentos.
Figura 1
Explicação detalhada
1. Login
Para iniciar a criação do seu CV na plataforma, é necessário fazer o login utilizando o nome de usuário e a senha registados anteriormente.
Figura 2
Caso opte por não importar suas informações de outras plataformas, deve iniciar o processo de preenchimento manual dos dados, a partir do menu superior (Figura 3).
Figura 3
2. Identificação
Comece por revisar as suas Informações Pessoais e inserir os seus Contactos (Figura 4).
Figura 4
No submenu Domínios de Atuação, selecione as áreas do conhecimento que se relacionam à sua formação académica e ao seu percurso profissional (Figura 5).
Figura 5
3. Formação
Caso seja portador de um grau académico obtido em instituições estrangeiras, pode não possuir todas as informações solicitadas. Caso não se trate de campos de preenchimento obrigatório, não há problema em deixar em branco, como nas figuras abaixo.
Figura 6
Na Figura 7, por exemplo, o campo “TID” se refere ao registo de uma tese ou dissertação na Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) e identifica apenas trabalhos defendidos ou reconhecidos por uma instituição de ensino portuguesa. Mas note que os campos marcados a asterisco (*) têm de ser preenchidos.
Figura 7
Figura 8
Também é possível inserir informações sobre formações em curso, como no exemplo abaixo em que alguns campos não obrigatórios foram deixados em branco (Figuras 9 e 10).
Figura 9
Figura 10
4. Percurso Profissional
Para iniciar o preenchimento do menu PERCURSO PROFISSIONAL, clique no botão “Adicionar” (Figura 11).
Figura 11
Como no exemplo abaixo (Figura 12), muitos empregadores, mesmo estrangeiros, já estão registados no sistema Ciência Vitae, mas também é possível adicionar novas organizações/instituições.
Figura 12
Ao adicionar o seu trabalho atual, deixe o campo “Data de fim” sem preenchimento (Figura 13).
Figura 13
5. Atividades
Ainda no menu PERCURSO PROFISSIONAL, é possível associar atividades – tutorias, organização e participação em eventos, disciplinas lecionadas, etc. – aos cargos ocupados.
Figura 14
Nesse caso, é possível também registar novas organizações/instituições, como mostrado no exemplo abaixo (Figura 15).
Figura 15
As atividades inseridas neste passo ficarão discriminadas no menu ATIVIDADES, onde poderá complementar as informações, posteriormente (Figura 16).
Figura 16
6. Projetos
Para iniciar o preenchimento do menu PROJETOS, clique no botão “Adicionar” (Figura 17).
Figura 17
Figura 18
7. Produções
No menu PRODUÇÕES, poderá acrescentar suas publicações e outras produções académicas. Como nos menus e submenus anteriores, é possível deixar os campos não-obrigatórios para os quais não se tem informações em branco, como no exemplo abaixo (Figura 19).
Figura 19
8. Distinções
No menu DISTINÇÕES, é possível adicionar prémios, títulos e outras distinções recebidas.
Figura 20
9. Publicação e exportação do CV
Após finalizar o preenchimento de todos os menus e submenus, reveja as informações fornecidas. Para gerar o CV é necessário publicar as informações. Clique no aviso “Não publicado” (Figura 21) e confirme (Figura 22).
Figura 21
Figura 22
Figura 23
Uma vez publicado, o CV já poderá ser exportado. Para isso, basta clicar na seta ao lado da foto de perfil e selecionar a opção “Exportar currículo” (Figura 24). Selecione o formato PDF (Figura 25), as opções “Completo” e “Todo o período” (Figura 26) e confirme.
Figura 24
Figura 25
Figura 26