Yara Xiluva Bulha Loforte

Doutoranda em Uso Sustentável da Terra com especialização em Engenharia Alimentar – Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA)

Licenciada em Medicina Veterinária pela Faculdade de Estudos Administrativos (FEAD) – Brasil e Mestre em Qualidade e Segurança Alimentar pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB) – Portugal.  É assistente universitária no curso de Licenciatura em Engenharia Zootécnica no Instituto Superior Politécnico de Manica – Moçambique. A sua dissertação de Mestrado foi baseada no desenvolvimento de um queijo de cabra serrana picante de pasta semi-dura. Durante o Doutoramento, tem participado em eventos científicos com comunicação oral na 12ª Conferência Internacional sobre Modelagem Preditiva em Alimentos-Sapporo-Japão, no EFSA LISTERIAPREDICT-Project Workshop e no Seminário Internacional ArtiSaneFood: Bio-preservation and Risk Modeling Approaches.

Visão futura: “Em Moçambique, a indústria de alimentos precisa de profissionais com uma formação científica de qualidade, capazes de contribuir com ações necessárias numa indústria alimentar, a destacar: o desenvolvimento de novos produtos, levando em consideração o conceito da sustentabilidade e a preferência do consumidor, o controle da qualidade sensorial e microbiológica do alimento, o desenvolvimento de novos métodos de conservação, bem como o entendimento do efeito do alimento na saúde pública”.