Paulo Júlio Dimande

Doutorando em Ciências Agronómicas e Florestais – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)

Licenciado em Engenharia Agronómica pela Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique e Mestre em Agroecologia pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB), está focado na realização da sua tese de Doutoramento intitulada “Gestão sustentável do solo em ambientes Tropical e Mediterrânico”, que inclui um conjunto de trabalhos experimentais desenvolvidos em Moçambique e Portugal, com o apoio financeiro e logístico da FCT e do Centro de Investigação de Montanha (CIMO), que o acolhe como membro. É também funcionário da Escola Superior de Desenvolvimento Rural de VilanKulo da Universidade Eduardo Mondlane, desde 2009.
No seu percurso profissional, acumulou experiência de docência em disciplinas de Agronomia e reforma curricular dos programas de graduação implementados na sua unidade. Na área de investigação e extensão, desenvolveu e publicou pesquisas sobre a otimização das práticas agrícolas do sistema produtivo local e coordenou trabalhos na comunidade de produtores locais sobre a implementação de inovações para a melhoria dos meios de vida. Suas áreas de interesse incluem Gestão da Fertilidade nos Agroecossistemas, Produção de Culturas e Mudanças Climáticas.

Visão futura: “Antevejo um futuro promissor para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável capaz de melhorar os meios de vida das populações da África Subsaariana e criar resiliência climática”.