Claudete António André Bastos

Doutoranda em Uso Sustentável da Terra, na especialidade de Engenharia Alimentar – Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA)

Licenciada em Zootecnia pelo Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul – Angola e Mestre em Qualidade e Segurança Alimentar pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) – Portugal, realizou um estágio prático no Centro de Investigação de Montanha, sob orientação da Professora Dra. Isabel Ferreira e co-orientação da Dra. Lillian Barros. Durante o período, desenvolveu ampla experiência laboratorial no manuseio de diferentes equipamentos e execução de metodologias aplicadas à investigação de compostos naturais, suas aplicações e propriedades funcionais, o que resultou na sua tese de Mestrado, intitulada “Propriedades nutricionais e medicinais de frutos e pedúnculos de Prunus avium L. (Cerejeira)”. Este trabalho resultou na publicação de um artigo científico na revista Food Chemistry e numa comunicação oral no II Encontro de Jovens Investigadores do IPB. A Doutoranda participa, regularmente, de eventos científicos em Angola e em Portugal e participou num Programa de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal de Viçosa – Brasil na área de nutrição animal e sanidade avícola. Claudete Barros também possui experiência como Assistente Estagiária no Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul/ Ministério do Ensino Superior Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola e como Apoio Hospitalar, Secretariado e Técnica de Contabilidade e Finanças do Ministério da Saúde de Angola, exercendo funções na Maternidade Provincial do Cuanza Sul, Sumbe.

Visão futura: “Com a visão posta no futuro e aproveitando esta oportunidade, almejo contribuir para o processo de valorização da flora local em Angola por meio da validação dos usos tradicionais, formulação de produtos alimentares inovadores e integração social das comunidades. Por outro lado, espero que o trabalho desenvolvido seja uma boa referência para outros investigadores, especialmente para jovens sonhadores como eu”.