Josefa da Graça Fernandes Rangel
Doutoranda em Uso Sustentável da Terra, com especialização em Engenharia Agronómica – Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA)
Completou o Ensino Técnico Médio em Produção Vegetal no Instituto Médio Agrário de Malanje – Angola, Licenciatura em Engenharia Agronómica pela Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade José Eduardo dos Santos – Angola e Mestrado em Sistemas Agrários Tropicais: Produção, Sociedades e Políticas no (ISA). No Mestrado, investigou a diversidade da família Leguminosae de Angola, o que resultou em um artigo científico publicado na revista ISI/SCOPUS. Participei em diversos congressos nacionais e internacionais com comunicações orais e pósteres nomeadamente, na 6ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia: da Investigação Científica à Inovação e Empreendedorismo de Base Tecnológica, no Congress and 18th National SPECO Meeting: Ecology across borders, Embedding Ecology in Sustainable Development Goals, no I Encontro Consórcio Montanha Para o Conhecimento de Jovens Investigadores – STEAM VII, no XXIII Encontro da REALP Ciências da Sustentabilidade em Língua Portuguesa, no Encontro Ciência 2022, no Transcolab Summit: Trends in grain-based foods, no Simoposium Flora and Natural Resources of Cabo Verde Islands, entre outros. Trabalhou como assistente administrativa e de vendas e em fazendas agrícolas no sector do controlo de qualidade e produção de cereais. Participou também de projetos agrícolas em prol das comunidades rurais com a FAO-Angola.
Visão futura: “Angola possui uma das floras mais ricas a nível do continente africano e com espécies únicas, mas infelizmente pouco estudada, principalmente espécies nativas e endémicas usadas como alimentos e na medicina tradicional. Futuramente, pretendo continuar a trabalhar na investigação dessas espécies a nível da etnobotânica, composição nutricional e avaliação das bioatividades”.